A área é o lar de várias dezenas de variedades de uvas indígenas, sendo a maior parte da produção de vinho proveniente de vinhos tintos.
Os primeiros esforços para que a região do Dão fosse reconhecida como uma região vinícola separada e única, vieram principalmente do aristocrata e enólogo João de Sacadura Botte Côrte-Real. Considerado como “o enólogo mais esclarecido da sua geração”.
Região do Dão
A região vinícola está situada principalmente num planalto abrigado em três lados pelas montanhas de granito da Serra da Estrela, Serra do Caramulo e Serra da Nave.
PortugalDão
A região vinícola está situada principalmente num planalto abrigado em três lados pelas montanhas de granito da Serra da Estrela, Serra do Caramulo e Serra da Nave. Isto ajuda a área a manter o seu clima temperado afastado dos efeitos do Oceano Atlântico.

PortugalAçores
A cultura da vinha nos Açores é feita em três ilhas, Graciosa, Biscoitos e Pico com as Denominações de Origem criadas em 1994, produz-se vinhos brancos com as castas Arinto, Terrantez, Boal e Fernão Pires e Verdelho, a casta mais famosa e mais cultivada.Os vinhos açorianos oferecem uma frescura e acidez notáveis.

PortugalVinho Verde
As condições naturais desta região são as ideais para a produção de excelentes vinhos brancos, assim como espumantes e aguardentes. Exposta à influência do oceano Atlântico, os solos na sua maioria de origem granítica, o clima ameno e elevada precipitação, traduzem-se na frescura, leveza e elegância dos vinhos desta região. Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.

PortugalLisboa
As vinhas estão localizadas no vale do rio Trancão, em solos derivados de margas e calcário duro. Com um clima bastante frio no Inverno e temperado no Verão, a casta dominante é Arinto, com uma presença mínima de 75%, seguida de Sercial e Rabo de Ovelha.
